FIES FIES

Banner com imagem exibindo um grupo de estudantes que utilizam o FIES do Banco do Nordeste.

Caro(a) Estudante,
 
Seja bem-vindo ao Banco do Nordeste!

Com o intuito de garantir que tudo ocorra bem com a sua proposta de financiamento estudantil, vamos explicar os passos que devem ser tomados a partir de agora.

Você deverá primeiramente procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da Instituição de Ensino em que pretende estudar, que ficará responsável pela validação das informações prestadas anteriormente no sistema do MEC e emissão do DRI - Documento de Regularidade de Inscrição do estudante.
 
Comprovar as informações junto ao Banco

De posse do DRI, o Banco do Nordeste, por meio de agência itinerante que será realizada na própria Instituição de Ensino Superior (IES), irá estabelecer uma data para a apresentação dos seus documentos e do avalista e assinatura do contrato de financiamento.

Portanto, você não precisará ir à agência bancária. Assim, fique atento ao calendário disponível no site do BNB ou às mensagens que serão divulgadas.

Lembre-se que você, seu avalista (cônjuges, se existirem) e seu representante legal (no caso de menores de 18 anos) devem comparecer no dia agendado para a agência itinerante para assinatura do contrato de financiamento levando as seguintes cópias de documentos, acompanhadas dos originais:

 

a) Aluno(a) - Identificação, CPF, Comprovante de Endereço, Comprovante de Renda (se for o caso), Certidão de Casamento (se for o caso) e DRI (Documento de Regularidade de Inscrição).

b) Cônjuge do aluno(a) (se for o caso) - Identificação e CPF.

c) Avalista – Identificação, CPF, Comprovante de Endereço, Certidão de Casamento (se for o caso) e Comprovante de Renda.

d) Cônjuge do avalista (se for o caso) - Identificação e CPF.

e) Responsável legal (para aluno(a) menor de idade): Identificação, CPF, Comprovante de Endereço.

Atenção: Para a conferência documental de responsabilidade do Banco, esclarecemos que caso haja alguma inconsistência nas informações, isto poderá ocasionar o cancelamento da sua proposta de financiamento.


Baixe aqui a lista de documentos necessários. 

 
Entenda as regras do financiamento no BNB


Caso as informações tenham sido comprovadas e o cadastro aprovado pelo Banco, seu financiamento será realizado da seguinte forma:

Limite de financiamento - 80% do valor da mensalidade. Os 20% não financiados você pagará à Instituição de Ensino, por meio de boleto bancário.
 

Garantia exigida:

- Aval* – Avalista com renda mensal comprovada igual ou superior a cinco vezes o valor da mensalidade financiada do curso ou cinco salários mínimos, o que for maior; e

- Seguro Prestamista financiado e obrigatório - valor do seguro dependerá do curso escolhido e será financiado.

 

*Aval para financiamento até R$ 30 mil. A partir deste valor o Banco exige hipoteca de imóvel**

**Hipoteca de imóvel é quando o próprio devedor, ou alguém por ele, destina um imóvel para assegurar o cumprimento da obrigação contraída. 

 

Reembolso (Pagamento Mensal) - 30% do valor da parcela financiada mais os juros*** do semestre, por meio de débito em conta (Ou seja, você depositará o dinheiro, mensalmente, para que o banco realize o débito).

Prazo total do financiamento - Até três vezes o prazo em que o estudante permanecer utilizando o financiamento. Exemplo: 

1. Curso com duração regular de 4 anos, o estudante obteve financiamento já no primeiro semestre até o final do curso. O prazo total do financiamento será de 12 anos;

2. Curso com duração regular de 4 anos, o estudante obteve financiamento a partir do terceiro semestre até o final do curso. O prazo total do financiamento será de 9 anos;
 

***A taxa de juros do seu financiamento está estimada em 6,46% a.a para 2018. É composta por uma parcela fixa e outra variável, ambas divulgadas pelo Banco Central****. Os componentes da taxa de juros estarão detalhados no seu contrato de financiamento.

****Conforme Resolução Banco Central n° 4642 de 28/02/2018. Utilizada a estimativa de IPCA do Boletim Focus de 02/03/2018 - Banco Central, para os próximos 12 meses. 
 
Boa sorte!