Centro Cultural Fortaleza - Seminário Avançado de Arte Centro Cultural Fortaleza - Seminário Avançado de Arte

Oficinas de nível básico, para iniciantes nas artes, ou nível avançado, para aperfeiçoamento de artistas amadores ou profissionais.

 

SEMINÁRIO AVANÇADO DE ARTE

AGOSTO/2017

 

SEMINÁRIO CORPO ARTE

 

O evento Corpo Arte deste ano se dará por meio de uma troca de experiências entre a equipe que compõe o evento e o projeto Transpassando-Uece (Universidade Estadual do Ceará), que é voltado para a educação de pessoas trans. Este acordo ocorre devido à urgência de se debater as questões que envolvem Gênero e Representatividade na sociedade e, sobretudo, no meio artístico. Considerando a relevância do projeto na educação e do evento na realização de debates de cunho filosófico-artístico e exposição de trabalhos artísticos e culturais, foi notado que seria de uma rica experiência para ambas as partes unir seus debates, questões e pautas para a criação de diálogos amplos. Esses momentos permitiriam uma interseccionalidade maior entre as diversas áreas do conhecimento e, consequentemente, um evento rico e inovador que trouxesse a arte para as pessoas LGBTs e os discursos de gênero para a arte, possibilitando assim um contato moderno e transformador.

 

PROGRAMAÇÃO

 

DIA 30/08 - QUARTA-FEIRA

14h - ABERTURA OFICIAL / CREDENCIAMENTO

 

DIÁLOGOS I | “A Crise da Representatividade de Gênero na Educação” Mesa com Syssa Ádley/ Maria Clara (PE) Mediação Luana Medeiros 15h – Livre

 

DIA 31/08 - QUINTA-FEIRA

DIÁLOGOS II | “A Política da Arte no Corpo Transgressor” Mesa com Ada Kroef/Robson Carlos Às 15h - Livre

 

BE- ESTREIA (TRABALHO EM COLABORAÇÃO ENTRE EXPERIMENTUS CIA. DE DANÇA E O STÚDIO DE DANÇA KATIANA PENA - CE)

Classificação: 16 anos.

Direção & Coreografia: Paulo Lima

Intérpretes-criadores: Natiele Vieira, Tainá Mendes, Cibele Araújo, André Victor, Jefson Rodrigues, Fátima Lima.

Ás 16h – Livre

 

VAGABUNDOS

Direção Andréia Pires

Dia 31, quinta, às 18h

Às 18h - 60min – Classificação: Livre.

 

Elenco: Amanda Freires, Bruna Pessoa, Débora Íngrid, Francesco, Gabriela Santos, Gabriella Ribeiro, Gil Rodriguês, Handalo Felix, Getúlio Cavalcante, Israel Diogo, Iure Góes, Karen Cristini, Karla Fonseca, Kaye Djamilia, Leonardo William, Löe, Lucas Duarte, Marcos Paulo, Michell Barros, Milton Sobreira, Pedro Matheus. | Textos: Grupo | Trilha: Andréia Pires | Iluminação: Andréia Pires | Registro audiovisual e Técnica: Pedro Gino | Produção de cena: Eli Sousa | Produção executiva: Michell Barros

 

DIA 01/09 - SEXTA-FEIRA

 

DIÁLOGOS III | “Os Discursos de Gênero nas Práticas de Representatividade”

Mesa com Indianara Siqueira (RJ)/ Ilana Amaral

Às 15h - Livre

 

CABARÉ DAS TRAVESTIDAS (CE)

Às 18h - Livre

 

Sobre os convidados:

Syssa Ádley (CE)

Professora, licenciada em filosofia pela UFC, vice-presidente da ANLGBT (associação nordestina de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, homens e mulheres trans e transgêneros), membra da equipe de organização do programa de extensão TRANSPASSANDO UECE e da célula de diversidade e acessibilidade da coordenadoria de proteção social básica do Governo do Estado do Ceará.

 

Maria Clara (PE)

Graduanda em Pedagogia pela UFPE, blogueira, ativista transexual, negra e nordestina.

 

Ada Kroef (CE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisadora colaboradora da Universidade Estadual do Ceará, pesquisadora da Universidade de Brasília, pesquisadora colaboradora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora adjunta II no curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará e professora adjunta II no programa de pós-graduação em Artes - ICA - UFC da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, filosofia, cartografia, cinema e criação.

 

Robson Carlos (CE)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998) com área de concentração temática na Avaliação de softwares educativos e aplicáveis em educação. Tem experiência em Formação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Treinamento, atuando principalmente nos seguintes temas: informática educativa, tecnologia na educação, educação a distância, ambiente virtual de aprendizagem, telemática e educação e Avaliação.

 

Indianara Siqueira (RJ)

Ativista em defesa da visibilidade e cidadania trans, de todas as mulheres e pessoas LGBTIQs.

 

Ilana Viana do Amaral (CE)

Doutora em Filosofia pela PUC-SP, é professora efetiva da Universidade Estadual do Ceará, onde leciona nos cursos de graduação e mestrado. Seus interesses centrais de pesquisa têm foco nos problemas estéticos, éticos e na filosofia social e política, com ênfase na relação entre a experiência social moderna e a constituição da subjetividade. Desenvolve suas investigações em torno desta relação com base na articulação dos conceitos de subjetividade, experiência e linguagem. Desenvolve ainda investigações interdisciplinares envolvendo os campos da antropologia e sociologia da saúde, das relações de gênero, cultura e política.

 

SEMINÁRIO REVISITANDO A COMISSÃO CIENTÍFICA DO IMPÉRIO NO

CEARÁ

 

A Comissão Científica que fez a expedição pelo Ceará entre 1859 e 1861 foi ricamente estudada, especialmente, por pesquisadores do campo da História, o que rendeu importantes publicações e um denso material de estudos. Além disso, existem importantes estudos dos pesquisadores que se debruçaram sobre essas fontes primárias e sobre a aventura do século XIX. No Ceará, e especialmente em meio aos historiadores, a Comissão é bastante conhecida e tem contaminado outros campos.

 

Programação nos dias 16,17 e 18.

 

Palestrantes:

Tadeu Capistrano é professor de Teoria da Imagem do Departamento de História da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UfRJ).

Jeováh Meireles, Doutor em Geografia Física, Universidad de Barcelona – Espanha, com a tese intitulada Morfologia y Sistema Evolutivo de la Zona Costera de Ceará – Nordeste de Brasil Clarissa Diniz (Museu de Arte do Rio de Janeiro), Claudia Mesquita,

Manoel Ricardo de Lima poeta e professor de Literatura Brasileira, na Unirio. Claudia Mesquita - professora do Curso de Cinema da UFSC. Atua como pesquisadora e realizadora de documentários. Integrou a equipe de diferentes produções, como Peões (2004) e Em trânsito (2006).