Centro Cultural Fortaleza - Música Centro Cultural Fortaleza - Música

Espetáculos ao vivo de música instrumental e vocal em todos os gêneros musicais.

 

MÚSICA
OUTUBRO/2017

 

 

CARDÁPIO MUSICAL

Pontualmente às 12h, no intervalo do trabalho, hora de relaxar e repor energias, o programa tem por objetivo uma ação performática capaz de pro

porcionar ao público presente, diferentes aspectos da apreciação musical com perspectiva na formação de plateia, lazer, informação e interação.

 

 

Giltácio Santos Trio

Dia 05, quinta-feira, às 12h

Liderado pelo clarinetista e saxofonista Giltácio Santos, o trio faz um passeio pela música instrumental com um repertório que inclui choro, samba, frevo, baião, salsa, jazz, entre outros estilos. Grandes nomes como Pixinguinha, Cartola, Severino Araújo, Chico Buarque, estão presentes no show com arranjos próprios. Na formação atual, conta com o violão de Alisson Félix e a percussão de Igor Ribeiro.

 

Flor Amorosa

Dia 06, sexta-feira, às 12h

Como integrante de uma vertente de artistas que articulam como uma diretriz no seu processo de criação, a díade estudo/trabalho, o grupo traz como elemento condutor, uma vez mais, o Choro, mas misturando-o a gêneros outros da MPB, como sambas e afro-sambas, a partir de (re)leituras muito próprias e de uma tessitura em construção. O conjunto é formado por Clarisse Aires – flauta transversal, Fabi Brogliato – pandeiro e percussão, Gigi Castro – violão 6 cordas, Letícia Martins – violão 7 cordas e Mona Mendes – cavaquinho.

 

Lídia Maria – Por Inteiro

Dia 13, sexta-feira, 12h

Entre inéditas de sua autoria e composições do primeiro CD Alma Leve, se destacam também interpretações do Pessoal do Ceará, geração de artistas como Fagner, Ednardo e Belchior que influenciam muito o seu trabalho. O show é um olhar mais profundo de Lídia sobre si mesma, mais festivo sem deixar de ser melodioso. Violão e bandolim não poderiam ficar de fora pois completam a sua identidade.

 

 

Márcio Rangel - "Nordeste entre Modernidade e Tradição"

Dia 19, quinta-feira, às 12h

O violonista e compositor Márcio Rangel reúne em seu repertório composições consagradas da cultura popular nordestina, uma viagem entre a evolução e tradição, com um toque de modernidade através do uso de um loop station, abrindo espaço para a experimentação e criação. No repertório composições de grandes autores retratando o que de mais importante tem no universo da cultura musical das raízes nordestinas.

 

 

Carol Damasceno - "Pensando em Ti"  

Dia 20, sexta-feira, 12h

Formando dupla com o multi-instrumentista Herlon Robson, Carol Damasceno apresenta o show "Pensando em Ti", composto de releituras de músicas consagradas de Waldick Soriano, Ednardo, Evaldo Gouveia e tantos outros.

 

Khalil Gibran – aKústico

Dia 26, quinta-feira, às 12h

No show aKústico o cantor e compositor Khalil Gibran apresenta um repertório de grandes clássicos da música brasileira e algumas de suas canções em formato mais intimista, com seu violão de aço acompanhado pela guitarra semiacústica de Alex Ramon e a percussão de Talvanes Moura. O show traz para as canções uma roupagem que aproxima o público do artista, proporcionando uma atmosfera mais informal e espontânea de interação e celebração da música.

 

 

Mel Mattos -  "Canções de Dominguinhos"

Dia 27, sex, 12h

A cantora, em seu primeiro álbum “O Retratista (2010)”, contou com participação do saudoso Dominguinhos. Desde então a admiração pelo trabalho desse grande artista foi só crescendo. Juntamente com Junior Torres no Piano e Rondinelly Bezerra no violoncelo, Mel Mattos decidiu fazer sua homenagem ao seu ídolo em forma de um show intimista intitulado “Canções de Dominguinhos”.

 

LETRAS & MÚSICAS – “Jazz em Cena

 

A temporada de ações promovidas pelos concertos do "Jazz em Cena" tem como foco apresentações capazes de atrair o público, pelo diferencial, pela qualidade, pela consistência, pela oportunidade de conferir, em Fortaleza, apresentações em tributo a nomes históricos do jazz, chance habitualmente presente apenas em outras grandes capitais internacionais ou, ainda de modo apenas eventual, em poucas capitais brasileiras.

 

Tributo a Rosa Passos

Dia 07, sáb, 19h

 

Além de homenagear a grande cantora, violonista e compositora baiana Rosa Passos, internacionalmente respeitada pelos amantes do jazz e da música brasileira, o show das seis musicistas Adália Raquel (voz e violão), Theresa Rachel (violão), Joana Lima (piano), Mirele Alencar (contrabaixo), Raquel Lopes (percussão) e Daniela Azevedo (bateria) tem entre seus objetivos abrir o debate sobre as questões de gênero no cenário musical, combater a invisibilidade que ainda existe sobre as mulheres que se dedicam à carreira de instrumentista e incentivar mais musicistas a atuar na cena jazzística e instrumental.

 

LETRAS & MÚSICAS – “Lançamentos”

 

Carlinhos Perdigão - Lançamento do CD – “Palavra”

Dia 18, qua, às 18h30

 

O disco Palavra prioriza composições músicais baseadas em letras do baterista e arte-educador Carlinhos Perdigão. Assim, as canções deste projeto representam uma viagem ao eu-poético do autor, que lançou em 2011 seu primeiro livro, intitulado Fragmentos: poemas e ensaios. Nesse sentido, tal obra é a base da produção deste disco, o qual possui poemas de Carlinhos musicados por diversos parceiros como Marcelo Justa, Júnior Boca e Nigroover. Na banda deste show, além de Perdigão: Marcelo Justa, Abraham Paiva, Rafael Sousa Lima, David Aragão, Chico Saga, Janaína de Paula. 

 

 

 

Quilograma Sound System

Dia 21, sáb, 18h30

Música para dançar, divertida, colorida e sem preconceitos: essa é a proposta da Banda Quilograma Sound System. Na ativa desde julho 2015, o grupo surgiu da necessidade espiritual de ousar e experimentar com seus ritmos e ídolos preferidos. O resultado é uma mistura que passeia por ícones como: Cidadão Instigado, Saulo Duarte, Lenine, Chico Science, Pink Floyd, e abraça diversos ritmos populares do Norte e Nordeste. O grupo é formado por: Jânio Florêncio (voz, flauta, escaleta, efeitos sonoros, e a persona Jay Florence), Mário Júnior (Guitarra, percussão e backing vocal), Álvaro Abreu (bateria) e Kalil Franco (baixo e backing vocal).

 

 

Khrystal – Lançamento do CD – “Não Deixe pra Amanhã o que pode deixar pra lá”

Dia 21, sáb, 20h

É o show que divulga o último disco de Khrystal, chamado “Não deixe para amanhã o que pode deixar pra lá”- Terceiro projeto da artista que traz seu texto de apresentação escrito por Alceu Valença, as participações do histórico Quinteto da Paraíba e da acordeonista Lucy Alves. Com um power trio, Khrystal une esse repertório próprio a clássicos do cancioneiro brasileiro, escolhidos a dedo, por conversarem com sua própria produção e por louvarem um Brasil de poesia, ritmos e profundidades. Atuando há 17 anos no mercado da música, já viajou por mais de cem cidades brasileiras e suas atuações são sempre vibrantes. Khrystal tem inúmeros prêmios e 3 discos lançados, que figuram em listas dos melhores do ano.

 

AÇÃO HIP HOP

 

O programação Ação Hip Hop trabalha as artes integradas inerentes à cultura Hip Hop.

O grafite, o hip hop, a poesia, o rap e a dança break são as principais ações que ocorrem, tanto nas dependências do CCBNB como na Praça do Ferreira, tendo a música como o pilar principal de difusão e fio condutor da proposta de inspirar a juventude. 

 

Através de Shows de rap e dança, Batalhas de MCs, Encontros de Danças urbanas, desenvolvidas e ministradas por artistas populares de Fortaleza, estes jovens oriundos da periferia, narram suas histórias de vida, inspirando pessoas a acreditarem em seus sonhos e buscarem realizá-los, fundamentados no poder do conhecimento adquirido na educação formal e na sua vivência cotidiana usando a arte com ferramenta de impacto social.

 

                          
AÇÃO KIDS

Dia 14, sáb, às 14h, no CCBNB  

  
Nesse formato, convidaremos artistas com idade de entre 10 e 16 anos, numa edição especial para o dia das crianças.
 
Grupos convidados: 
B. Girls Anny, Campeã do I Festival BNB Ação Hip Hop.
B. Girls Lôra e União Feminina.
MC TAUAN – Castelo Encantado.
Seção Livre de Free – Mic Aberto.

 

DJ:  Tartaruga

Host: Taurus

 

 

Ação Hip Hop

Dia 28/10, sáb, de 14h às 17h, na Praça do Ferreira 

 

Batalha DE MCS – MCS 1VS1 – 32 Vagas

Abertura: Sarau – Inscrição no Local
Espaço que contempla novatos e veteranos MCs rimadores presentes na ação, formando assim uma roda de rima livre.


FORMATO: Freestyle – Rimas livres e improvisadas.

 

Grupo convidado: 
OLIMPO.
Coletivo de MCs:
Ermac.

Zica RDM.
Shao Kahn.
Magrão.

 

DJ:  William

Apresentador: Felipe Rima/Pedro Vilão
Curadoria: Batuque do Coração.