Centro Cultural Fortaleza - Cinema Centro Cultural Fortaleza - Cinema

CINEMA
OUTUBRO/2017

 

Em outubro celebra-se o Mês do Idoso e da Criança. Como uma forma de homenagear as antigas e as novas gerações o Centro Cultural do Banco do Nordeste programou a Mostra Da Infância a Melhor Idade. O pensador e orador romano Cícero (106 – 43 ac.) escreveu um lindo tratado sobre a terceira idade intitulado “Da Velhice” onde ele utiliza a reflexão filosófica para desconstruir quatro males atribuídos à velhice, ou seja, que a velhice era ruim pois nos incapacita para os negócios; rouba nossas forças; tira nossa capacidade de sentir prazer; além de nos aproximar da morte. Assim como Cicero utilizou da literatura para refutar essas quatro questões, utilizaremos o cinema para propor o mesmo tipo de reflexão contemporânea não só sobre a velhice mas também sobre a infância. Não perca essa oportunidade, chame seus amig@s e participe.

 

 

Valentin
Dia 07, sábado, 10h30

 

1960, Buenos Aires. Valentin (Rodrigo Noya) é um menino de nove anos que vive com sua avó (Carmen Maura), já que seu pai vive ocupado trabalhando e sua mãe está desaparecida desde a separação de seu pai. Solitário, Valentin divide seu tempo sonhando se tornar um astronauta e ouvindo as histórias contadas por sua avó. Seu grande sonho é que seu pai o leve para conhecer sua mãe, mas ele se irrita só de ouvir a simples menção do nome dela. Valentin passa a acreditar que possa ter enfim uma mãe quando conhece Leticia (Julieta Cardinali), a mais nova namorada de seu pai.

Valentin, Argentina, 2002. Direção: Alejandro Agresti. Colorido. Comédia/Drama. 86 minutos. Livre.

 

Meu Amigo Totoro

Dia 14, sábado, 10h30

 

Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva a um lendário espírito da floresta, conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudá-la a achar o caminho de volta para casa.

Tonari no Totoro, Japão, 1988. Direção: Hayao Miyazaki. Colorido. Animação. 88 minutos. Livre.

 

 

Elsa e Fred – Um Amor de Paixão

Dia 21, sábado, 10h:30m

 

Alfredo (Manuel Alexandre) tem 78 anos e vive sozinho desde que sua esposa faleceu, há sete meses. Bastante melancólico, ele se muda para um apartamento alugado por sua filha controlada, Cuca (Blanca Portillo). Não demora muito para que conheça sua nova vizinha, Elsa (China Zorrilla), que bate à sua porta para entregar um cheque endereçado a Cuca para consertar os estragos causados em um acidente de carro. Após ouvir uma história triste, Alfredo recusa o cheque. Os dois aos poucos se aproximam cada vez mais, inicialmente como amigos e depois como namorados.

Elsa & FRed, Eua, 2014. Direção: Michael Radford. Colorido. Comédia/Drama/Romance. 106 minutos. 10 anos.

 

 

O Quarteto

Dia 28, sábado, 10h30

 

A história é baseada em uma peça de mesmo nome do autor Ronald Harwood e mostra a vida de amigos idosos que vivem em um asilo. Todos os anos, no dia 10 de outubro, o grupo se une para celebrar o aniversário do famoso compositor italiano Giuseppe Verdi e, assim, arrecadar fundos para manter o próprio lar. Tudo pode mudar quando um velho amor de um dos moradores retorna, tirando o equilíbrio da casa.

Filme de estreia de Dustin Hoffman, famoso por seus papeis em Kramer vs. Kramer e Rain Man, na direção de um longa-metragem.

Quartet, Reino Unido, 2013. Direção: Dustin Hoffman. Colorido. Comédia/Drama. 108 minutos 12 anos.