Centro Cultural Fortaleza - Cinema Centro Cultural Fortaleza - Cinema

CINEMA
AGOSTO/2017

 

ESPECIAL: O CINEMA E A EXPERIÊNCIA DE VIZINHANÇA

 

Vizinhanças

Dia 26, sáb., a partir das 10h

 

“O cinema e a experiência de vizinhança” foi contemplado pelo Edital Cinema e Vídeo da Secult ano passado e é coordenado pelo Érico Araújo Lima e produzido pela Tardo Filmes.
O curso tem como objetivo promover uma formação em cinema, com ênfase na relação entre a imagem e a experiência de vizinhança – tanto em uma dimensão geográfica quanto em reflexões que abrangem métodos de abordagem cinematográfica. Pensar as potências do cinema em nos devolver um mundo outro a partir dos encontros entre heterogêneos. O curso acontece em módulos independentes, no CCBJ e possui três encontros ampliados, espécies de mesas abertas que chamamos de Vizinhanças.
A primeira acontecerá no CCBNB. Será um momento com mesa aberta de discussão das temáticas, com roda de conversa, exibição de curtas ou produções feitas pelos alunos.

 

Programação:

 

26 de agosto:

Manhã: trocas entre as três turmas: apresentação de exercícios e experiências que surgiram no Módulo II para as turmas dos Módulos I e III.

 

Tarde: exibição de vídeos e conversa com os realizadores.

 

CINECLUBE

 

Mostra Lendas e Folclore

 

No mês de aniversário do folclore nacional, o Cineclube do Centro Cultural do BNB exibe a Mostra Lendas e Folclores Mundiais. As lendas e tradições folclóricas fazem parte tanto da formação da identidade cultural como das crenças de todos os povos e nações. As crenças e as festas populares se manifestam de várias formas, através dos mitos, lendas, provérbios, crendices, festas, músicas, danças, comidas… muitas são as maneiras de demostrar as tradições folclóricas de uma região. O Cineclube reunirá algumas delas todos os sábados pela manhã desse mês de agosto. Venha participar e convide seus amigos.

 

O Saci

Dia 05, sab., 10h30

 

O filme mostra as aventuras de Narizinho, Emília e Pedrinho, que querem capturar um Saci em uma garrafa, seguindo as instruções do Tio Barnabé. O Saci, depois de capturado e solto novamente, irá ajudá-los a desfazer uma bruxaria que a Cuca jogou em Narizinho, transformando-a em pedra.

Considerado a primeira produção infantil importante do cinema brasileiro, o filme é também a primeira adaptação audiovisual da série de livros Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. Curiosamente, em 1954, o filme ganhou o Prêmio Saci, que premiou os melhores filmes brasileiros da década de 1950.

O Saci, Brasil, 1951. Direção: Rodolfo Nanni. Preto e Branco. Aventura. 65 min. Livre.

 

O Conto da Princesa Kaguya
Dia 12, sáb., 10h30

 

Esta animação é baseada no conto popular japonês “O corte do bambu”. Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por 5 nobres, dentre eles, o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Mas Kaguya terá que enfrentar seu destino e punição por suas escolhas.

Kaguya-hime no monogatari, Japão, 2015. Direção: Isao Takahata. Colorido. Animação/Aventura. 137 min. Livre.

 

Sinistro - A maldição do Lobisomem

Dia 19, sáb., 10h30

 

Após o assassinato brutal de uma família americana em férias na área rural da França, um homem peculiar que vive perto da cena do crime é acusado pelos assassinatos. Acreditando que seu cliente é inocente, a advogada de defesa americana Kate Moore e sua equipe decidem fazer uma abordagem científica, a fim de provar a incapacidade física do homem para as autoridades locais. Conforme ela investiga sua enigmática história familiar, ela descobre evidências que sugerem o renascimento inesperado de uma lenda.

Wer, Eua, 2013. Direção: William Brent Bell. Colorido. Terror. 93 min. 16 anos

 

A Bruxa

Dia 26, sáb., 10h30

 

Situado na Nova Inglaterra, no ano 1630, a história é narrada pela jovem Thomasin (Anya Taylor-Joy). Depois que sua família se muda para uma nova casa na floresta, coisas estranhas começam a acontecer: animais tornam-se malévolos, a plantação morre e uma criança desaparece inexplicavelmente. Desconfiados, os membros da família acusam a adolescente de praticar bruxaria.

The Witch, Canadá/EUA, 2015. Direção: Robert Eggers. Colorido. Mistério/Terror. 90 min. 16 anos