Centro Cultural Fortaleza - Programa Criança e Arte Centro Cultural Fortaleza - Programa Criança e Arte

PROGRAMA CRIANÇA E ARTE

 

PROGRAMA CRIANÇA E ARTE
OUTUBRO/2017

 

No Mês da criança, o Centro Cultural Banco do Nordeste comemora junto com o próprio público infantil, inventando espaço para que possam soltar sua criatividade, risadas e talentos. O nosso desafio é proporcionar uma programação gratuita e com qualidade na qual as crianças possam vivenciar momentos com mais liberdade e sem perder a companhia da família sanguínea e/ou afetiva.

 

A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA PROGRAMAÇÃO INFANTIL É SUJEITA AO ACOMPANHAMENTO INTEGRAL E OBRIGATÓRIO DE UM DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS.

 

OFICINAS

 

 

Oficina de Percussão com Instrumentos Recicláveis

Dia 07, sábado, às 14h

Mediação: Pedro Madeira e Bruno Vasconcellos

A Orquestra Popular do Nordeste, que pesquisa a cultura brasileira, traz nessa oficina uma prática com instrumentos recicláveis pré-fabricados. Serão apresentadas referências dos ritmos brasileiros e uma brincadeira orquestrada ao final da oficina. Classificação: livre. 50 minutos.

 

Origami

Dia 21, sábado, às 14h

Mediação: Valéria Albuquerque (Fortaleza –/CE)

Olha que legal! Na oficina Brincando com Origami faremos dobraduras de papel, inventando brinquedos coloridos e cheios de movimento, para você se divertir com a família e os (as) amigos (as). Esperamos você! 50 minutos. Livre.

 

Brincadeiras Literárias

Dia 28, sábado, às 14h

O brincar literário em outubro terá como tema transversal a diversidade geracional, especialmente pensando as crianças e os idosos. Será apresentada a história do Livro “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, da autora Mem Fox, que mostra uma comovente história de amizade entre um menino e uma senhora que já não é mais tão jovem assim. Classificação: livre. 50 minutos.

 

 

ARTES CÊNICAS

 

Troca-se histórias por brincadeiras
Dia 07, sábado, 15h
Arretado Produções Artísticas (João Pessoa/PB)

Em meio a risadas de crianças, o grupo Arretado Produções Artísticas apresenta o espetáculo paraibano “Troca-se histórias por brincadeiras”.  Na peça, o palhaço Dengoso e o sobrinho Pitoco andam de cidade em cidade presenteando com brincadeiras todos que lhes contém uma história, seja ela qual for. A interação com o público é destaque durante todo o espetáculo, protagonizado por Matheus Henrique e Edilson Alves. Matheus interpreta Pitoco que logo cativa as primeiras risadas do público. Classificação: livre. 50 min.


O Pequeno Príncipe de Papel
Grupo Girino (Belo Horizonte – MG)
Dia 21, sábado, às 15h

 

O espetáculo “O Pequeno Príncipe de Papel” chega ao CCBNB para única apresentação. Inspirado no clássico de Antoine de Saint-Exupéry, o espetáculo é mais um trabalho do Grupo Girino nas técnicas do Teatro de Papel.  A história apresenta as aventuras do Pequeno Príncipe e seu olhar poético sobre as descobertas da vida. O espetáculo convida o público a vivenciar a fantasia e o encantamento desse clássico da literatura mundial. Classificação: livre.  42 min.

 

Baú De Histórias: Uma Volta Ao Mundo 
Cia. Colcha de Retalhos (São Paulo/SP)
Dia 28, sáb, 15h

Palhaços viajantes, Maria Farinha, Phedora, Spadaphora e Jesuisi, carregam em suas bagagens pedaços de histórias que colheram e vivenciaram pelo mundo. De tempos em tempos, param para descansar, contar e colher novas histórias, que guardam com muito carinho em seu baú para contar na próxima parada. Este trabalho da Cia. Colcha de Retalhos surgiu entre as viagens pelo Nordeste e Sudeste, em busca dos elementos da cultura popular que fazem parte e alicerçam a pesquisa do grupo. Assim, discutindo sobre possibilidades para a difusão das histórias do nosso Brasil, passamos por questões relativas à memória, infância, história e cultura popular. A partir daí, transformamos nossas memórias em histórias que acompanhadas por músicas e brincadeiras de cultura popular compuseram o “Baú de Histórias”, uma contação composta por retalhos de lembranças do que se viu e ouviu contar, que almeja encantar aqueles que desejam viver ou que já viveram muitas histórias. 

 

ESPECIAL DIA DA CRIANÇA

Dia 14, sábado, a partir das 10h30
A Programação Especial da Criança do Centro Cultural Banco do Nordeste vai acontecer no dia 14 de outubro, das 10h30 às 18h, com a Festa do Saci. É imperdível!

 

10h30: Cinema
Meu Amigo Totoro
Dia 14, sáb, 10h30

Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva a um lendário espírito da floresta, conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudá-la a achar o caminho de volta para casa.

Tonari no Totoro, Japão, 1988. Direção: Hayao Miyazaki. Colorido. Animação. 88 minutos. Livre.

 

14h às 15h – Hip Hop

Ação Kids

Dia 14, sábado, de 14h às 15h, no CCBNB  

Grupos convidados: 
B. Girls Anny Campeã do I Festival BNB Ação Hip Hop.
B. Girls Lôra e União feminina.
MC TAUAN – Castelo Encantado.
Seção Livre de Free – Mic Aberto.

DJ:  Tartaruga

Host: Taurus

 

15h às 18h – A Festa do Saci

A Festa do Saci

Venham celebrar conosco o dia de uma das figuras mais famosas do nosso folclore, o saci. Essa festa é uma celebração e um irreverente contraponto brasileiro ao Halloween imersa no consumismo estadunidense. Muitas são as formas de se fazer essa festa, cada um faz do jeito que quiser, a única regra é que todo mundo deve estar fantasiado. Na nossa festa, teremos muitas brincadeiras, aparições inusitadas do Saci, músicas, contação de histórias, palco aberto para apresentação das crianças e muito mais!!!

As crianças interessadas em se apresentar deverão chegar às 13h, acompanhadas de pais ou responsável, para realizarem sua inscrição. A classificação é livre. 180 minutos.

 

 

DIÁLOGOS CULTURA INFÂNCIA

 

Dia 21, sábado, às 16h
Convidado: Grupo Girino

Nossos convidados do bate-papo com as crianças, é o Grupo Girino, companhia especializada em Teatro de Bonecos que desenvolve projetos de espetáculos, oficinas, publicações, materiais pedagógicos e festivais. Fundado em 2006, o Grupo montou 12 espetáculos, tendo circulado por mais de 30 festivais nacionais e internacionais. A companhia consolidou a perspectiva de um trabalho colaborativo tendo como foco de pesquisa o Teatro de Bonecos e Animação e a relação do ator com bonecos, objetos, figuras e vídeos. Desde 2012, o Grupo Girino realiza a publicação da Revista Anima e produz o FESTIM – Festival de Teatro em Miniatura que recebeu mais de 80 espetáculos de todo o país, nas técnicas de Teatro Lambe Lambe e Teatro em Miniatura.  Aproveitem a oportunidade para conhecer bem de pertinho os artistas que fazem parte do grupo e perguntar tudo que você, criança, tem curiosidade de saber sobre o “O Pequeno Príncipe de Papel”. Classificação: livre. 20 minutos.

 

 

TRENZINHO DA HISTÓRIA

 

Com o Bode Ioiô

Dias 07 e 08, sábados, às 16h

 

As crianças e seus responsáveis adultos passearão pelas ruas e avenidas do centro histórico de Fortaleza. Num veículo do tipo trenzinho, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco da história ao passar por praças, monumentos e equipamentos da cidade. O Trenzinho da História conta com a ilustre participação do Bodinho Iôiô.

Classificação Indicativa: Livre. 50 vagas. 60min.