Centro Cultural Fortaleza - Programa Criança e Arte Centro Cultural Fortaleza - Programa Criança e Arte

PROGRAMA CRIANÇA E ARTE

AGOSTO/2017

PROGRAMA CRIANÇA E ARTE

 

A cidade compõe mundos. Há muitas tribos, bairros, comunidades, grupos e movimentos diversos. A cidade é pensada pelo adulto, naquilo que a ciência humana chama de “adultocentrismo”. Mas a cidade é vivida por toda uma pluralidade de pessoas (inclusive por crianças e idosos), de animais (cachorros, gatos, jegues, passarinhos, entre outros bichos), e de coisas. Esse conjunto humano e não humano são colados à cidade numa mistura bem complexa. Assim, no mês de agosto, são convidadas as famílias de todos os tipos, gêneros e números a experienciarem uma programação plural que os remeterá às possibilidades de existências e de fantasia das crianças nas cidades.

 

 

OFICINAS

 

Brincar de quê?

Dia 05, sáb., às 14h

 

Brincar é sempre bom! O “Brincar de quê” desse mês está cheinho de novidades e jogos legais para crianças e adultos se divertirem juntos. Venham e tragam a galerinha toda. Ah, e não esqueçam de vir com roupas confortáveis. Esperamos vocês, até lá! Classificação; livre, 50 min.

 

Filosofia e Mídias

Dia 12, sáb., às 14h

 

Oi pessoal! O “Filosofia e Mídias” deste mês vai ajudar vocês, crianças, a pensarem um pouco sobre suas relações com a cidade de Fortaleza e seus espaços públicos. Conversaremos um pouco sobre as características da paisagem, dos lugares que frequentamos e gostamos nesta cidade, e como podemos conviver com os outros dentro dela. Não vão perder! Classificação: a partir dos 7 anos.

 

Modelando com Arte

Dia 19, sáb., às 14h

Mediadora: Valéria Albuquerque

 

A oficina “Modelando com Arte” tem como proposta a fabricação de massa de modelar e sua utilização na criação de brinquedos e outras formas variadas. Por se tratar de uma atividade composta e lúdica, a oficina possibilita a aquisição de conhecimentos sobre a fabricação do material e a expressão motora fina, de forma bem criativa. Classificação: a partir de 6 anos. 20 vagas. 50 min.

 

Brincadeiras Literárias

Dia 26, sáb., às 14h

 

A interação entre a brincadeira corporal e a brincadeira com a palavra literária, acontecerá por meio de um jogo de trilha, que trará surpresas a cada lance de um dado jogado pelas crianças com a participação de seus responsáveis. O gosto pela leitura será estimulado de forma lúdica e prazerosa.

Classificação: Livre. Duração: 50 min.

 

 

ARTES CÊNICAS

 

Magia

Cia. Teatral Turma do Biribinha

Dia 05, sab., às 15h

Direção: João Lima

“Dirigir um filme, sem elenco e sem dinheiro? Só se for MAGIA”. E assim começa a saga de um palhaço que é contratado para este desafio, sem a mínima condição, mas também sem poder abrir mão desta oportunidade, Biribinha usa seus velhos truques de Mágica aprendidos no circo para fazer o filme e tentar colorir mais uma vez a sua vida que, por hora, está meio sem cor. Nesta jornada, ele descobre que é dentro de si, mais precisamente em seu coração, que está a verdadeira fonte da transformação, E também descobre que o amor, o riso, a fé e as brincadeiras podem levá-lo a uma jornada cheia de surpresas, divertidos momentos nos quais o público é o elenco que o ajudará a vencer este grande desafio.

Classificação: Livre. 50 min.

 

Somos todos palhaços - spettacolo di varietà

Cia Laguz Circo, Coletivo K´Os e Cia CLE (Fortaleza/Ce)

Dia 12, sáb., às 15h

 

Orientação Cênica: Leris Colomabaioni

 

Os palhaços Pipiu, Pinguelão, Tramela, Pirrita, Burbuja e Suspiro estão juntos no “Somos Todos Palhaços – spettacolo di varietà”, em três números imperdíveis: “Pedra no Sapato”, “Tripa de Elite” e “A mulher mais forte do mundo” que foram aprimorados em um curso com Leris Colombaioni, mestre italiano na arte do circo.

Classificação: livre. 40 min.

 

Guerra de Cup&Cake

Universidade das Artes (Fortaleza/CE)

Dia 19, sáb., às 15h

- Seguido do Diálogos Cultura Infância

 

Direção: Sâmia Bittencourt

 

A montagem conta a história de dois mestres-cucas experts em doces, Cup e Cake, que lutam por um mesmo objetivo: o prêmio de maior e melhor confeiteiro da Cidade de Mascavo. O que eles não esperavam era que, nessa briga, criariam juntos um doce que seria conhecido no mundo inteiro, o cupcake.

Classificação: Livre. 50 min.

 

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

 

1, 2, 3...CONTO OUTRA VEZ!

Nara Kelly (Natal/RN)

Dia 26, sáb., às 15h

 

Direção: Rogério Ferraz

 

Através das histórias “O pote vazio”, “O colecionador de sabedorias”, “A Lagartinha Comilona” e “Pandolfo Bereba”, a atriz estabelece uma relação direta com o público que interage com a trama de forma envolvente e divertida. As histórias ganham novas cores e são intercaladas com músicas, brincadeiras e trava-línguas.

Classificação: Livre. 45 min.

 

 

DIÁLOGOS CULTURA INFÂNCIA

 

Com Universidade das Artes

Dia 19, sáb, às 16h

O Diálogos Cultura Infância e um momento bem legal no qual as crianças conversam bem pertinho dos artistas, sobre o espetáculo, o grupo, o processo de criação, a música, o figurino e muitas outras coisas que as crianças tenham curiosidade. As crianças são livres para dar opinião, fazer perguntas e comentários. Em agosto, vamos conversar com o coletivo de artistas que compõem a Universidade das Artes. Esperamos vocês!

 

 

CINE INFÂNCIA

 

Na pista do apito (13 min.)

Dia 12, sáb., às 16h

 

Olá pessoal! O Cine Infância deste mês está bem legal! Iremos assistir juntos o documentário “Na Pista do Apito”. A história começa com uma mãe pedindo ao filho pra levar sua tesoura antiga ao amolador. Mesmo sem entender por que não compram uma tesoura nova ao invés de ficar com a antiga, o menino obedece. Na busca pelo amolador ele fará novos amigos, um engraxate e uma menina procurando o seu cãozinho. O filme tem uma duração de 13min e mostra pra gente a relação entre os personagens e a cidade, tema do Cine Infância deste mês. Em seguida, vamos bater um papo sobre o que vocês assistiram. Esperamos vocês lá! Não vai perder hein?! A sessão vai ser mediada por Leandro Bezerra, graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará e membro fundador da Associação Trama de Olhares (ATOA). Classificação Indicativa: Livre.

 

 

TRENZINHO DA HISTÓRIA

 

A história com o bode Ioiô

Dias 05 e 26, sábados, às 16h

 

As crianças e seus responsáveis adultos passearão pelas ruas e avenidas do centro histórico de Fortaleza. Num veículo do tipo trenzinho, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco da história ao passar por praças, monumentos e equipamentos da cidade. O Trenzinho da História conta com a ilustre participação do Bodinho Iôiô.

Classificação Indicativa: Livre. 50 vagas. 60min.