Centro Cultural Fortaleza - Artes Cênicas Centro Cultural Fortaleza - Artes Cênicas

Espetáculos de teatro, dança, circo etc., destinados ao público adulto.

 

ARTES CÊNICAS

AGOSTO/2017

 

CIRCO

 

APalhassadamuzikada Uma Sinphonia Engrassada!

Turma do Biribinha

 

Dia 2, quar., às, 17h

Praça do Ferreira

 

Este é um espetáculo criado a partir da linha do Circo Teatro e do palhaço Tradicional Nordestino. Com a ajuda do público, os palhaços Biribinha e Pipoca desenvolvem números musicais convencionais e inusitados preenchidos por esquetes e gags do palhaço tradicional e de forma engraçada nos traz à tona a lição de que estamos sempre a precisar uns dos outros. A participação da plateia é fundamental, os espectadores executam música em instrumentos inimagináveis e todos juntos fazem da ‘PALHASSADAMUZIKADA’ uma Sinphonia Engrassada!

Direção e texto: Teófanes Silveira. 50 min. Classificação: Livre.

 

TEATRO

 

As Vizinhas

Cia. Cearense de Molecagem

Dias 03 e 04, quinta e sex., às, 18h

 

De repente, o apartamento ao lado do seu passa a ser ocupado por alguém totalmente desconhecido, com costumes diferentes, gostos estranhos, comportamento incomum... Eis que se cria a situação mais propícia para uma guerrinha ou... “a batalha do século”. Uma recém-divorciada aniversaria e resolve fazer uma festinha junina em seu aniversário. Uma funcionária pública de férias se muda para o andar onde ocorrerá a festa, as duas vão fazer dessa convivência forçada algo pra lá de surpreendente. Cada qual com o seu jeitos e manias, passam a conviver sobre o mesmo condomínio, do mesmo bloco de apartamentos e no mesmo corredor. Mulheres antagônicas, divergentes e alucinadas passam a se tolerar de qualquer jeito, tudo isso só poderia resultar numa coisa: FUXICO – CATRUERAGEM - INTRIGA – ALCOVITAGEM - DESPEITO – INVEJA - MARMOTAGEM – DESTROÇO, muita fuleragem e riso pra todos os lados. Com um final surpreendente, o público verá como fazemos o mundo rir da molecagem típica cearense.

Direção: Carri Costa. 80 min. Classificação: 12 anos.

 

Relato Final

Cia. Teatral Acontece

Dias 10 e 11, quinta e sexta, 18h

 

A vida nos dá uma única certeza e ainda não sabemos lidar com o desconhecido. A Senhora Morte parece não se preocupar muito com as questões individuais das pessoas que a testemunham. Indignado, um jovem rapaz com sua alma prestes a trilhar sua jornada espiritual, decide afrontar a Senhora que finda os destinos. Altivo, o jovem desfere acusações e certezas a quem acabara de conhecer, no ímpeto de seus devaneios por não aceitar sua condição: a Morte o acolhe. Nem tudo está perdido, sempre há esperança no coração de quem vive.

Encenação: Almeida Júnior e Neto Sier. 65 min. Classificação: 10 anos.

 

Debaixo da pele

Grupo de Teatro Eureka

Dias 17 e 18, quinta e sexta, 18h

Adotando a estética do teatro épico e perpassando ainda pelo teatro documental, “Debaixo da pele” defende a necessidade de se ver o mundo tal como ele é, e o mundo tal como ele se transforma. De maneira leve, o espetáculo apresenta diversas visões a respeito da questão racial, convidando o espectador a refletir e questionar-se a respeito do papel do negro na sociedade brasileira.

Direção e dramaturgia: Denilson David. 90 min. Classificação: 14 anos.

 

 

FESTIVAL DE CIRCO DO CEARÁ

 

Ch@furdo

Dona Zefinha

Praça do Ferreira

Dia 18, sex., às, 17h

 

Em Ch@furdo, três irmãos se reúnem para realizar uma apresentação musical improvisada com a maioria dos instrumentos feitos de materiais alternativos. Ao longo do espetáculo, vão descobrindo, junto do público, diversas formas de composição musical. O irmão mais velho tenta a todo o momento reger e organizar a apresentação, façanha que se torna difícil, uma vez que o irmão mais novo sempre se desconcentra, atrapalha os números e deixa o irmão do meio entre a obrigação e a brincadeira. Chafurdo, que significa caos, descontrole, algazarra e festa é o que proporcionam os musicômicos Orlângelo Leal, Ângelo Márcio e Paulo Orlando, provocando o público com música excêntrica e outras surpresas. Um espetáculo livre para todos os públicos.

Roteiro e Direção: Orlângelo Leal. 60 min. Classificação: Livre.

 

Cabaré da Desgraça

Grupo As 10 Graças de Palhaçaria

Dia 24, quin., às, 18h

 

São Crisóstomo declara, de saída, que as burlas e o riso não provêm de Deus, mas são uma, emanação do diabo e nós, humanos, somos tonéis mal ajustados prestes a explodir, pois estamos sempre na incessante fermentação da piedade e do temor divino. O riso! Não é uma brincadeira e não temos a menor intenção de renunciar a ele. O Cabaré da Desgraça é um convite à libertinagem e aos excessos. Exceder, transgredir e deformar estão na ordem do espetáculo, uma variedade de números e absurdos onde celebramos o inacabado, a mudança e a vida, pois o que importa é o agora!

Criação e direção: Grupo As 10 Graças de Palhaçaria. 60 min. Classificação: 18 anos.

 

Quintal

Cia. CLE - Circo Lúdico Experimental

Dia 25, sex., às, 18h

 

Quintal, uma pausa no fluxo intenso da cidade para ampliar o olhar para a pequenez das coisas, pés descalços, balanço, fazer brinquedo com as palavras, fazer palavra virar corpo. Deter-se a observar, dar às coisas uma volta inteira, margear, imaginar, inventar modos de olhar, transver o mundo. Um espetáculo de acrobacia cênica inspirado na obra de Manoel de Barros.

Direção: Sâmia Bittencourt. 40 min. Classificação: Livre.

 

SEMINÁRIO CORPO ARTE 2017

 

Vagabundos

Dia 31, quin., às, 18h

 

Uma coleção de histórias transformada numa coleção de gestos misturada com uma lista de músicas compostas por um coletivo de bombas exposto numa rua sem começo e sem fim. Uma multidão de amores que vai e volta num espiral, muitos gritos, muitos sustos, muitos saltos, muitos mundos.

Direção: Andreia Pires. 60 min. Classificação: 12 anos.